sexta-feira, 22 de maio de 2009

Dicas para cuidar do seu cabelo parte 1- cabelo liso



Em sua parte externa, um fio de cabelo possui ceramidas e minerais.A parte interna tem queratina, que nada mais é do que proteína pura.Quanto menos ligações químicas entre as proteínas, mais liso o fio.


O cabelo liso costuma ser mais oleoso, porque o óleo produzido pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo consegue "escorregar" melhor pelo fio.A quantidade de óleo produzida pelo couro cabeludo pode ser hereditaria, ou estar relacionada ao estresse ou até à alimentação.O ideal é que seu cabelo não seja nem muito oleoso nem muito seco.Quando o fio é normal, significa que há uma produção na quantidade extra de óleo para hidratar naturalmente, nem mais, nem menos.


1. se seu cabelo é oleoso, nada de se alimentar de coisas muito gordurosas ou ricos em açúcar e carboidrato.

2.nao lave a cabeça com água muito quente.O correto é que a temperatura do chuveiro fique morninha, em torno dos 20°C.O calor ativa as glandulas sebáceas, que passam a trabalhar a mil por hora.

3.use o condicionador somente apartir da metade até as pontas do fio.

4.não abuse do secador.Em dia de festa, se ele for indispensável, seque os fios a uma distância de pelo menos 30 centímetros e finalize com um jato de ar frio.

5.O tipo normal também precisa de hidratação uma vez a cada quinze dias.Basta aplicar uma máscara de tratamento específica- a 3cm de distancia da raiz- e deixar agir.

6.Pode não parecer, mas os fios oleosos também necessitam de hidratação.Utilize uma maáscara uma vez por mês.

7.Corte as pontas pelo menos a cada dois meses, principalmente se ele está cheio de pontas duplas.

8.O liso tende a ser mais oleoso.Então, evite produtos muito cremosos.Xampus neutros, específicos para o liso, normais ou oleoso e até os de bebê são de ótima alternativa.

9.Se seu cabelo tem tintura ou permanente, precisa de cuidados.Fiqeu com produtos para cabelo quimicamente tratados e não descuide da hidratação, que deve ser feita a cada 15 dias.

10.Rabos-de-cavalo ficam lindos em cabelo liso, mas não de nós muito fortes no elástico.O descuido pode danificar os fios.

Na próxima matéria, dicas para cabelos cacheados :DD

Nenhum comentário:

Postar um comentário